---------------------

ESPAÑOL | ENGLISH

---------------------

DOWNLOAD OPEN CALL

---------------------

CIRCA
do latin
aproximadamente/por volta de
ab: ca. o c.

__________________________


FOI NAQUELES DIAS QUE INFECTAMOS O TEMPO.
AS RUAS FICARAM VAZIAS, O CÉU RECUPEROU O AZUL, O SILÊNCIO TOMOU CONTA DAS CIDADES E DAS VIDAS.
QUEM SOU?
QUEM SOMOS?

QUARENTENA DO DESEJO.
É O FINAL DOS TEMPOS OU UM NOVO RECOMEÇO?
CASULO.
METAMORFOSIS.
LOOP.

Tarquisiómines, Éfeso, 11 a. C.-ca.


/__________________________


CERCA, ADVÉRBIO DA INCERTEZA.
LUGAR/TEMPO FLUTUANTE.

PARA NÓS, SAPIENS DE 2020, O TEMPO É SUBJETIVO MAIS DO QUE NUNCA.
MAIS DO QUE NUNCA, O FUTURO SIGNIFICA A PRÓXIMA HORA.
MAIS DO QUE NUNCA O FUTURO É INCERTO.

MAS NUM MUNDO CONTRADITÓRIO E DESIGUAL, A INCERTEZA NÃO NECESSARIAMENTE REPRESENTA UMA PERSPECTIVA PESSIMISTA. PODE SER UM TEMPO DE RENASCIMENTO INDIVIDUAL E COLETIVO, OU PODE SER UMA PAUSA INSIGNIFICANTE PARA TUDO VOLTAR A SER COMO SEMPRE FOI.

O ESCRITOR URUGUAIO EDUARDO GALEANO DISSE UMA VEZ QUE PARA O DIRETOR DE CINEMA ARGENTINO FERNANDO BIRRI A UTOPIA ESTÁ NO HORIZONTE, PORTANTO, É INATINGÍVEL. TODA VEZ QUE DAMOS UM PASSO À FRENTE, ELA TAMBÉM SE DESLOCA. QUANTO MAIS A PROCURAMOS MAIS SE NOS ESCAPA. ENTÃO, PARA QUE SERVE A UTOPIA? BIRRI DIZ QUE UTOPIA SERVE PARA CAMINHAR.

APÓS A DERROCADA DAS DITADURAS SULAMERICANAS, NA METADE DA DÉCADA DE 80', GALEANO REIVINDICA O DIREITO DE SONHAR E DELIRAR. 40 ANOS DEPOIS, DAVI KOPENAWA * PAJÉ YANOMAMI DA AMAZÔNIA BRASILEIRA, NOS ADVERTE SOBRE A QUEDA DO CÉU, E AILTON KRENAK **, OUTRO LÍDER INDÍGENA BRASILEIRO, SUGERE ESTRATÉGIAS PARA ADIAR O FIM DO MUNDO.

KOPENAWA QUESTIONA A NOÇÃO DE PROGRESSO E DESENVOLVIMENTO DO "POVO DA MERCADORIA”, O HOMEM BRANCO.

APÓS 30 ANOS DE LUTA PELA LIBERDADE DE SEU POVO, PELO DIREITO DE MANTER VIVA A SUA CULTURA, E POR MANTER EM PÉ A FLORESTA AMAZÔNICA, KOPENAWA ACREDITA QUE JÁ É TARDE PARA EVITAR A QUEDA DO CÉU. CERTAMENTE PARA O SEU POVO, PERSEGUIDO E DIZIMADO DESDE A COLONIZAÇÃO, SEMPRE FOI TARDE.

POR SUA VEZ, KRENAK REJEITA A IDEIA DA HUMANIDADE COMO ALGO SEPARADO DA NATUREZA.

OS YORUBA NÃO PRECISAM DO ADVÉRBIO CIRCA, SEMPRE SOUBERAM QUE O TEMPO É MULTIDIMENSIONAL. EM CONTRAPARTIDA "O HOMEM BRANCO" DEMOROU CENTENAS DE ANOS PARA DESCOBRIR ESSE CONCEITO E AINDA ENGATINHA NO ENTENDIMENTO DA EXISTÊNCIA COMO ALGO COMPLEXO.

HOJE, NÃO O HOJE DO CIRCA, AGORA, NESTE MINUTO, NESTE SEGUNDO, SOMOS TODOS OS PERSONAGENS DE UM FILME DISTOPICO EM QUE SOMOS ALIENADOS DE NOSSO MAIOR BEM, A POSSIBILIDADE DE ESTARMOS JUNTOS.

NOTÍCIAS FALSAS, DEEP FAKE, FALSAS NOTÍCIAS FALSAS, TONELADAS DE DADOS, NUNCA TANTO SIGNIFICOU TÃO POUCO.

PARA ADIAR O FIM DO MUNDO CERTAMENTE PRECISAREMOS AFROUXAR AS CORDAS DO TEMPO, FLANAR ENTRE COSMOLOGIAS E CRENÇAS DIVERSAS, PARADOXAIS E COMPLEMENTARES,  E POR SOBRETUDO REVERENCIAR E ATUALIZAR O CONHECIMENTO ANCESTRAL PARA ASSIM EXPANDIR A CONSCIÊNCIA.

EM TEMPOS OBSCUROS EM QUE SE COMBATE A CIÊNCIA, O NEUROCIENTISTA BRASILEIRO SIDARTA RIBEIRO*** REVELA A HISTÓRIA DO SONHAR, ELUCIDANDO O PAPEL DO SONHOS NA EXISTÊNCIA HUMANA. A SUA RELAÇÃO COM A ORIGEM DAS CRENÇAS, COM A SAÚDE, E COM POTENCIAL DE TRANSFORMAÇÃO RELACIONADO A CAPACIDADE DE PLANEJAR E TESTAR FUTUROS POSSÍVEIS. AS CONTRIBUIÇÕES DE RIBEIRO E DAS CENTENAS DE CIENTISTAS ASSOCIADOS NA PESQUISA MUNDO AFORA, AINDA ATUALIZA AS IDEIAS DE FREUD, PROPONDO ANALOGIAS ENTRE AS PARTES DO CÉREBRO, E OS RESPECTIVOS FUNCIONAMENTOS, QUE ESTARIAM ASSOCIADOS ÀS TEORIAS DO AUTOR.

"O SONHO HABITA A INTERFACE ENTRE ONTEM E AMANHÃ, COM POTENCIAL PARA IMPACTAR FORTEMENTE O SONHADOR A CADA DESPERTAR. E PORTANTO PLAUSÍVEL QUE A CONSCIÊNCIA PROPRIAMENTE HUMANA, COM SUA IMENSA CAPACIDADE DE NARRAR O PASSADO PARA IMAGINAR O FUTURO, DERIVE DE UMA INVASÃO DA VIGÍLIA PELO SONHO. O PRIMEIRO ESPAÇO MENTAL PARA SIMULAÇÃO DE IDEIAS DEVE TER SIDO O SONHO, MUITO TEMPO ANTES DE NOSSOS ANCESTRAIS APRENDEREM A FAZER ISSO ACORDADOS. A EXPANSÃO GRADUAL DA CAPACIDADE DE CONTAR HISTÓRIAS E VIAJAR MENTALMENTE NO TEMPO FOI O COMBUSTÍVEL DA EXPLOSÃO CULTURAL HUMANA NOS ÚLTIMOS MILÊNIOS."

O PROJETO CIRCA CONVIDA ARTISTAS, FILÓSOFOS, ESCRITORES E SIMPATIZANTES A REFLETIR, COMENTAR E COMPARTILHAR, NA FORMA DE IMAGEM, VÍDEO, TEXTO, ÁUDIO, LIVROS, LINKS, FILTROS PARA REDES SOCIAIS, REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA, IDEIAS QUE TANGENCIEM AS DOBRAS DO ADVÉRBIO CIRCA. UM CONVITE PARA PENSARMOS E CRIARMOS NÃO-LUGARES, CALVINIANAS CIDADES INVISÍVEIS, BIBLIOTECAS BORGEANAS, NOVAS E BABILÔNICAS CIDADES, SUBJETIVIDADES NÓMADES.

COMPARTILHE-MOS NOSSA ANGÚSTIA, NOSSOS MEDOS, A ESPERANÇA, O AMOR… APRENDAMOS UNS COM OS OUTROS, REPENSEMOS O PASSADO, O PRESENTE E O FUTURO DESDE ECOLOGIAS OUTRAS, EXPLOREMOS O EFEITO PLACEBO DA LINGUAGEM COMO PODER DE CURA, SONHEMOS, CAMINHEMOS.

AS CONTRIBUIÇÕES SERÃO PUBLICADAS NO SITE, INSTAGRAM E FACEBOOK DO PROJETO.

AO FINAL DA ÚLTIMA QUARENTENA - CA, ESPERAMOS PODER FAZER UMA EXPOSIÇÃO E PRODUZIR UM LIVRO VIA CROWFUNDING, SOBRE ESTE REPOSITÓRIO COLETIVO DO ZEITGEIST 2020.


ARTIST_CURATOR︎FERNANDO VELÁZQUEZ

*


**


***




**** Observe que devido à restrições de tempo e espaço, não podemos garantir a postagem de todas os envios.

--

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

IMAGENS/ L 2000PX MAX/A 1500Px MIN/ RGB/JPG, PNG, GIF AN./1.5KMB MAX.
VIDEO/ 1280 X 720/30FPS MAX/15 SEGUNDOS/MP4
ARQUIVOS DE MAIOR DURAÇÃO PODERÃO SER ENVIADOS VIA YOUTUBE OU VIMEO.
TEXTO/ 160 CARACTERES (SENTENÇA) 2500 CAR. (MICRO ENSAIO). PODE SER EM QUALQUER LÍNGUA COM A RESPECTIVA TRADUÇÃO PARA O INGLÊS. 
ÁUDIO/ 1 MINUTO MAX/MP3
ARQUIVOS DE MAIOR DURAÇÃO PODERÃO SER ENVIADOS VIA SOUNDCLOUD, BANDCAMP ETC. LIVRO/DOCUMENTO/ PDF/5MB MAX.
LINK/ ENDEREÇO DO WEBSITE 
PLAYLIST/ LINK


1 ITEM POR ARTISTA


POR FAVOR, ENVIAR AS CONTRIBUÇÕES PARA: the.circa.project.call[at]gmail[.]com

TÍtulo/ nombe, título do envio (caso contrário será creditado como “sem título"), cidade (ca.), país (ca.), ano (ca.)

Opcional
Site pessoal e perfil de Instagram.

Incluir obrigatoriamente
Em caso do meu material ser escolhido, autorizo a publicação no site do projeto, na conta do Instagram e na página do Facebook. Confirmo que a autoria do material me pertence.


*Observar que devido a programação do site o material poderá ser cortado pelo navegador.